O ano era 1961 quando Angus G. Wynne inaugurou em Dallas o primeiro Six Flags: Over Texas. Seu nome tem significado literal e histórico: foram seis bandeiras que governaram o Texas. A criação de Angus está de pé até hoje como um dos parques temáticos mais importantes dos Estados Unidos e um dos que têm uma coleção invejável de montanhas-russas.
A atmosfera da entrada do parque é dominada pela arquitetura de velho oeste estadunidense, diferente do Fiesta Texas que puxa mais para a arquitetura mexicana. O Six Flags Over Texas mostra os elementos símbolos do Texas: a estrela solitária, as botas de cowboy e os prédios envelhecidos. A praça central guarda o Silver Star Carrossel, lindíssimo, e chafarizes.
Chegamos no parque bem cedo, e corremos para a histórica montanha-russa Shockwave. Inaugurada, em 1978, foi uma das montanhas-russas mais modernas do mundo na época, e até hoje, ela arrepia os mais corajosos entusiastas de adrenalina. São quase cinco vezes a força da gravidade nos seus dois loops! De fato, após o segundo loop, meus olhos ficaram levemente pretos, um "mini-apagão" causado pelo excesso de força G no corpo. O resto do percurso é muito tranquilo!
Andar pelo Six Flags Over Texas pode ser complicado. O parque não tem um formato de caminhos muito bem definido, então pode acontecer de você entrar numa rua e sair em um lugar que você não está esperando, tudo muito louco. Foi assim que paramos na Runaway Mountain, uma montanha-russa tipo a Alpen Blizzard do Alpen Park (ex-Windstorm do Playcenter) no total breu (com alguns cenários de expedição e safari). Experiência bastante "agressiva" e divertida, como escapar de uma montanha de verdade!
Seguíamos perdidos quando de repente nos deparamos com Gotham City, onde achamos a minha montanha-russa favorita do parque: Mr. Freeze Reverse Blast! O lançamento de ré dessa atração é supreendentemente monstruoso, feito em 3,8 segundos e alcançando incríveis 112 km/h! Depois do lançamento, é como se uma energia fluisse em você, te deixando super leve para encarar um "U" invertido de costas. Totalmente radical! Uma das melhores sensações da viagem toda.
Vizinha à fábrica de sorvetes maligna do Mr. Freeze, está a famosa Batman: The Ride, a montanha-russa invertida mais famosa dos parques Six Flags. No Over Texas, sua experiência é muito similar às outras, mas notei um pouco menos de tremedeira. Seus cenários também são bem diferentes do que vi nos outros parques.
Fazia muito calor no Over Texas e fomos logo almoçar no Johnny Rockets de Gotham. Que sufoco para conseguir uma mesa em dia de parque lotado! Felizmente os protocolos de covid do parque funcionaram e poucas pessoas ficavam dentro do estabelecimento. Barriga cheia, fomos para mais uma peça da história: Runaway Mine Train, uma montanha-russa de aço construída em 1966. Seu percurso é super desconfortável e pode machucar, mas vale a pena você ver como era a diversão naquela época!
Não tivemos amor aos nossos estômagos e fomos para a Judge Roy Scream, uma montanha-russa de madeira dos anos 80 que fica completamente afastada do parque principal, tendo que pegar um túnel para chegar à sua estação. Tem hora que a paixão por adrenalina nos põe em enrascadas e a Judge Roy foi uma dessas. A experiência nela foi pura dor, tremia tanto que mal dava para ver o percurso. Pelo menos deu para ver o lago!
Retornando pelo túnel, o Texas SkyScreamer com seus 122 metros de altura deixava a gente como formiguinhas. Esse brinquedo é o maior do mundo desse estilo, e é totalmente assustador para quem tem medo de altura! Não tínhamos vento nesse dia, mas nem imagino o quanto deve ser tenso em dias de uma simples brisa!
Como já estávamos indo pro meio do dia no Six Flags Over Texas, fomos em direção às três montanhas-russas que mais tinham apelo emocional para nós: La Vibora, New Texas Giant e Titan. Se você está se perguntando porquê, o motivo é um jogo de 1999 (que talvez você tenha jogado) chamado Rollercoaster Tycoon 2. O Six Flags Over Texas era um dos cenários, e essas montanhas-russas estavam a disposição para também construirmos em outros parques. Era literalmente nossa infância virando realidade!
Apesar de boa parte da tematização original do Six Flags Over Texas (referente às seis nações que governaram o estado em sua história) já tenha deixado de ser trabalhada fielmente há algum tempo, a área da Espanha permanece intacta. Todos os brinquedos conversam com a cultura espanhola e a montanha-russa La Vibora entrega tudo que promete. A experiência é como uma descida num tobogã mesmo, totalmente "livre", muito semelhante à de um toboágua. A felicidade na nossa cara era visível por ter vivido algo tão diferente do habitual.
Os outros brinquedos da área espanhola são clássicos - Conquistador (barco pirata), El Diablo (megalooping), La Fiesta de las Tazas (xícaras malucas) e El Sombrero (pandeiro). Todos muito agradáveis e ajudam a desafogar as filas das grandes atrações.
Seguimos finalmente para a Titan, super escondida no parque. Acho que só os locais sabem onde ela fica! Depois de algumas trombadas em becos e perguntas para funcionários, achamos a entrada da Titan, que fica ao lado da saída da Texas Giant. Passado o clássico giratório Sidewinder, a gigantesca montanha-russa laranja aparece. Seu nome não é a toa: são 1,6 km de extensão, 77 m de queda e 136,8 km/h de velocidade. Além disso, sua força G é extremamente forte: foram mais de três pontos de blackout (pequenos apagões - com a visão ficando preta) durante todo o percurso!
Nosso terceiro alvo, a New Texas Giant, inaugurou uma nova era para as montanhas-russas de madeira: o esqueleto híbrido (trilho de aço e suportes de madeira). Esse novo esqueleto proporcionou montanhas-russas de madeira antigas icônicas a terem uma nova experiência muito mais emocionante - principalmente sendo verdadeiras "ejetoras": a sensação de levitação no banco acontece toda hora! Na New Texas Giant não é diferente!
Seguimos pelo caminho do rio que corta o Six Flags Over Texas e passamos por atrações que servem para toda família: Antique Cars, um percurso onde dá para dirigir carros com motores antigos; Oil Derrick, uma gigantesca torre de observação tematizada como uma plataforma de petróleo; Roaring Rapids, uma corredeira selvagem e a Superman: Tower of Power, três torres de propulsão com lançamento e queda livre, agradando todos os gostos.
Meu amigo que me acompanhava nessa visita, adorava ferrovias e locomotivas antigas. Apaixonado pela história ferroviária, não podíamos deixar de ir na Six Flags Railroad, que percorria todo o parque numa locomotiva em miniatura de 1901! O mais legal desse passeio é que você passa por áreas do backstage!
Retornamos à Gotham City para curtir os giros da The Joker, montanha-russa que tem giros completamente aleatórios enquanto você fica sentado paralelo ao trilho. São infinitas as possibilidades de cambalhota, porém, durante nossa ida, acabamos girando pouco. Porém, o chicote da Mulher-Gato, Catwoman's Whip, compensou isso num brinquedo muito divertido e que causa um baita frio na barriga! Infelizmente os brinquedos da Arlequina, um quadrado que gira em várias direções, e do Charada, um pêndulo gigante, estavam fechados.
Ainda deu tempo de curtir a Pandemonium, onde giramos mais ainda! Esse modelo já tínhamos experimentado tanto no Six Flags México quanto no Six Flags Fiesta Texas. Pela terceira vez, rimos muito e acabamos nos apegando a esse tipo de montanha-russa! Logo em frente à ela, fica o Justice League: Battle for Metropolis, um brinquedo de tiro ao alvo sensacional em que você ajuda a Liga da Justiça a capturar o Coringa e o Lex Luthor pelas ruas da cidade de Metrópolis.
A partir de 2022, o Six Flags Over Texas contará com uma montanha-russa bumerangue aquática que provocará o maior splash dos Estados Unidos: Aquaman Power Wave. Mas, para não dizer que não presenciamos nenhuma atração aquática, fomos no El Aserradero, o primeiro brinquedo estilo canal de troncos construído no mundo. Uma honra poder vivenciar a história mais uma vez! Inclusive, por falar em história, ao lado da entrada do El Aserradero está a Casa Magnetica, uma das "casas malucas" mais antigas dos Estados Unidos!
Antes de nos despedirmos do parque, seguimos nossa tradição de repetir a atração que mais gostamos antes de irmos embora! Na calada da noite, fomos até Gotham City e invadimos a fábrica de sorvete do Mr. Freeze para mais um lançamento sensacional na Mr. Freeze: Reverse Blast. Sério, que amor por essa atração! A caminho da saída, ficamos tentando explorar a área infantil, tematizada com a turma do Pernalonga e outros Looney Tunes.
O primeiro parque Six Flags criado é enorme e cheio de atrações excelentes e surpreendentes, como eu esperava que fosse. Sua atmosfera sai totalmente do "clássico Six Flags" que as pessoas veem no Magic Mountain ou no Great Adventure, sendo bem mais tematizado e conservado. A alimentação é a clássica fast-food de parque sem restaurantes à la carte, porém existem ambientes com ar condicionado aconchegantes.
O Six Flags Over Texas é a principal atração turística da cidade de Dallas (e do Texas!) e não é a toa! Nossa visita foi cheia de emoção, e o parque entregou uma boa operação, ambiente limpo e filas em constante movimento. Já são 60 anos de muita diversão e adrenalina, e tenho certeza que virão mais 60 - e que possamos todos visitá-lo de novo e de novo!
---
Perguntas frequentes:
Onde fica o Six Flags Over Texas?
O parque temático Six Flags Over Texas fica em Dallas, Texas, nos Estados Unidos.
Como chegar no Six Flags Over Texas?
O aeroporto mais perto do Six Flags Over Texas é o aeroporto da cidade de Dallas (DFW). Do centro de Dallas, a única maneira de chegar ao parque é indo de carro ou de Uber.
Quais são as melhores atrações do Six Flags Over Texas?
Mr. Freeze Reverse Blast, Titan, New Texas Giant
Quais são os melhores meses para visitar o Six Flags Over Texas?
Abril a Junho e Setembro a Novembro.
Qual é a melhor ordem para fazer as atrações e brinquedos do Six Flags Over Texas?
Shockwave / Runaway Mine Train / Mr. Freeze Reverse Blast / Batman: The Ride / Harley Quinn Spinsanity / The Joker / Judge Roy Scream / Aquaman: Power Wave / Pandemonium / Justice League: Battle for Metropolis / Runaway Mountain / La Vibora / Titan / New Texas Giant / El Aserradero
Qual é a melhor dica para o Six Flags Over Texas?
Estude o mapa do parque bastante antes da visita para não perder tempo ficando perdido entre os milhares de caminhos diferentes! Vale também usar o GPS!
Que tipos de comida estão disponíveis no Six Flags Over Texas?
Fast-food americano, chinês, espanhol, mexicano e italiano.
Quanto custa o Six Flags Over Texas?
O passaporte de 1 dia é aproximadamente 35 dólares americanos (R$ 200). Caso você vá mais de um dia, considere a compra do Season Pass, que sai mais em conta. Pagando um valor por mês, você pode visitar quantas vezes quiser todos os Six Flags do mundo!
Qual é a duração das filas no Six Flags Over Texas?
Moderadas (-60min) a intensas (+60min).
Qual é o site do Six Flags Over Texas?
Comments