Quando imaginamos um parque Six Flags, logo pensamos em um lugar com montanhas-russas gigantescas, brinquedos radicais e uma infinidade de opções para gritarmos extremamente alto. Se eu te dissesse que o Six Flags que você conhecerá agora é um lugar completamente diferente de todos os outros, sendo um parque mais familiar mas que mesmo assim é muito divertido, você acreditaria na existência dele? Digo mais, essa grande escapada nas montanhas do estado de Nova York é um dos melhores parques da rede.
Foram aproximadamente 2 horas e 45 minutos dirigindo desde Montreal, no Canadá, até o Six Flags Great Escape, em Lake George, Nova York, Estados Unidos. A estrada até o parque é cheia de lindos pinheiros, formações montanhosas lindas e um posto de imigração que é uma experiência única! Não é muito diferente da imigração de aeroporto, então é sempre bom passar na fronteira com todas as informações possíveis do que você vai fazer nos Estados Unidos. Quando disse que ia ao Great Escape, o oficial desejou boa diversão, mas avisou que o local não tinha coisas tão grandiosas quanto o de Boston (New England) e o de Nova Jersey (Great Adventure).
Eu e meu amigo sabíamos disso, mas nosso objetivo de conhecer todos os Six Flags sempre seguiu vivo na nossa alma e não iríamos mesmo deixar o Great Escape para trás. Ficamos encantados quando chegamos em Lake George. A cidade é aquilo mesmo que vemos em filmes estadunidenses sobre férias nas montanhas, e o clima de inverno que estava (mesmo sendo verão), com a temperatura ficando presa nos 12º e muita neblina.
O Six Flags Great Escape tem uma entrada linda, que logo de cara pensei que estivesse numa vila de conto de fadas - e era mesmo! A temática principal do parque são as histórias e fábulas que ouvíamos quando criança. Antes mesmo de entrar pelas catracas, três atrações imponentes já me deixaram ansioso para conhecer o parque: a montanha-russa Steamin’ Demon, o pêndulo giratório Outlaw e a torre de queda livre Sasquatch.
A rua principal é muito fofa, e por um momento, parece que você está num parque temático do interior da Europa! À medida que íamos nos dirigindo a área com duas montanhas-russas, mais cenários de contos de fada apareciam. Muitas árvores altas rodeavam uma cidade lúdica para crianças bem pequenas, que tinha castelo e mini-casinhas. Parecia um grande playground dentro de um parque de diversões.
O cenário temático do Six Flags Great Escape é o mais fofo de toda a rede, sendo claramente feito para atrair um público familiar, diferentemente dos parques mais próximos, o Six Flags New England, La Ronde e o Six Flags Great Adventure. Toda vez que via um novo ambiente do parque ficava tipo "AWN, ISSO É TÃO LINDINHO!". Espero que você tenha a mesma sensação, viu?
A primeira atração do dia foi a Canyon Blaster, uma montanha-russa de trem de mineração que percorre a floresta do Great Escape. Sua experiência é bem familiar e tranquila, sendo sua parte mais forte as curvas espirais do final. Um outro destaque é a subida dupla, o que faz o percurso da Canyon Blaster ser bem diferente do usual.
Os prédios ao redor denunciavam que estávamos no Velho Oeste, uma área super gostosinha de passar o tempo, com restaurante climatizado, jogos de sorte, uma loja com ótimos produtos e brinquedos radicais. O mais radical deles, e de todo o parque, é o Adirondack Outlaw, um braço giratório de 50 metros de altura que gira em alta velocidade! As cadeiras giram em torno do seu próprio eixo, o que faz o Outlaw ser uma experiência muito divertida e aterrorizante. Aliás, o maior terror é causado pelo tempo que você fica parado lá em cima esperando as pessoas dos assentos opostos desembarcarem/embarcarem. Imagina estar a 50 metros de altura com o vento das montanhas! Pelo menos a vista é inesquecível!
Ao lado do Outlaw fica a Steamin’ Demon, uma montanha-russa vintage com um loop e dois parafusos. O trem da Demon alcança 64 km/h e é um passeio com inversões fortes e com muitas chacoalhadas. Confesso que adoraria levá-la para casa e montá-la no meu quintal. Já pensou, ela ficar em frente à casa? Uma pena que eu acho que não tem como colocá-la no avião. Ah, eu também não tenho quintal…
Existe um brinquedo alemão que quase veio para o Brasil chamado Condor. É uma torre que tem gôndolas em formato do pássaro condor que giram em alta velocidade à medida que sobem a torre. Quando esse rumor aconteceu, fiquei super animado para andar, especialmente porque tenho muitas curiosidades para saber como são as sensações dos brinquedos. Fiquei super animado em ver um Condor aberto, já que esses brinquedos estão cada vez mais raros… MAS, não sei se fiquei animado ao descobrir sua sensação… Parece que entrei numa batedeira e saí mais tonto que massa de bolo.
Decidimos parar um pouco a adrenalina depois do Condor e procuramos um lugar para almoçar. Como queríamos algo rápido, fomos direto na lanchonete de pizzas que fica em frente à boomerang Flashback. Almoçamos e depois de uma longa digestão na fila da Flashback, a encaramos. Sua experiência é ok, com nenhum grande destaque positivo ou negativo. Aproveitando que estávamos no pique de ficar de cabeça para baixo, aproveitamos o Greezed Lightnin’, um enorme looping, clássico dos parques Six Flags.
Em frente à Flashback fica a estação do Storytown Train, um trem em ferrovia de miniatura muito fofo que percorre toda a floresta do Great Escape e os cenários lúdicos de contos de fada espalhados por todo o percurso. Nunca respirei tão bem na vida com tanto verde ao meu redor e o clima frio deixava tudo ainda mais aconchegante!
Caminhar pelo Six Flags Great Escape é extremamente agradável. O frio, os cenários e as árvores de floresta temperada deixava a experiência no parque algo inédito para mim. Para quem gosta dos clássicos, temos o Blizzard, um brinquedo giratório no escuro cheio de efeitos de luzes e fumaça; o Cannonball Express, o bicho da seda; e o Pandemonium, um “pandeiro” radical que deixa você se sentindo como se estivesse numa máquina de lavar com mudanças de direção e inclinação bastante intensas.
Outra atração raríssima que o Great Escape possui é a Alpine Bobsleds, uma montanha-russa de trenó de montanha - os trens viajam por um tubo e não por um trilho! Passada a decepção, cheguei ao fundo do parque para andar na lendária montanha-russa de madeira Comet, que foi reconstruída pelo parque, e no pêndulo radical Extreme Supernova - que é um dos brinquedos mais intensos que pude experimentar na vida!
A Comet é altamente aclamada pela crítica, estando entre as 50 melhores montanhas-russas de madeira do mundo. Não é para menos: a Comet viaja a uma velocidade absurda por um percurso cheio de pequenas colinas, o que faz vários momentos de levitar do banco ocorrer! Literalmente um cometa desgovernado! Apesar de ter suas tremedeiras clássicas de montanhas-russas de madeira, não resisti em ir mais de uma vez.
O Six Flags Great Escape tem dois grandes parques aquáticos, ambos fechados no dia em que fui devido ao frio. Mas, existiam corajosos que iam no Raging River, as corredeiras do parque. Fiquei bem seco admirando o povo correndo no circuito de kart (pago à parte), que parecia bem divertido!
Não resisti ao ver uma entrada para o País das Maravilhas e entrei numa portinha em uma árvore que mal cabia a minha altura… Encontrei um passeio a pé com cenários duvidosos e engraçados dos personagens da história, e que me levou à área infantil do Six Flags Great Escape, que contava com personagens próprios. Os brinquedos que mais se destacam são o Screamin’ Eagles, gôndolas que mudam de direção de acordo com um leme, e a montanha-russa Frankie’s Mine Train, exclusiva para crianças.
Fomos para as torres Sasquatch, em que uma é queda livre e a outra é de propulsão. Mais uma vez, a vista é incrível e muito linda - parece que você é o dono de todas as montanhas que ficam ao redor. Pertinho dele fica o Thunder Alley, um passeio em minicarros vintage motorizados.
O fim do dia se aproximava e demos mais uma volta pelo parque repetindo nossas atrações favoritas. Tivemos um dia extremamente divertido, abraçando a proposta de ser um parque familiar, com atrações divididas na medida certa para todos os públicos. Outro destaque do Great Escape é que ele é um destino/resort nas montanhas, isto é, além do parque temático, tem o Six Flags Great Escape Lodge & Indoor Waterpark, um hotel com arquitetura de montanha com parque aquático indoor. A cidade também tem ótimos lugares para comer e um pequeno outlet.
O Six Flags Great Escape é uma ótima opção de passeio diferente quando se visita a cidade de Montreal no Canadá, ou Nova York nos Estados Unidos. Além da estrada para o local ser linda, um fim de semana nas montanhas é algo super diferente e que vale a pena, especialmente quando tem montanha-russa envolvida no meio. Quem sabe você não vive seu próprio conto de fadas ao redor dos pinheiros?
---
Perguntas frequentes:
Onde fica o Six Flags Great Escape?
O Six Flags Great Escape fica em Queensbury, Nova York, Estados Unidos, perto de Montreal (Canadá) e Nova York (EUA).
Como chegar no Six Flags Great Escape?
O aeroporto mais perto do Six Flags Great Escape é o de Montreal (YUL). A melhor maneira de chegar é de carro, percorrendo a estrada A15 em Montreal e pegar a Interestadual 87 ao ultrapassar a fronteira, em um percurso de 2h45min. Vindo da cidade de Nova York, também pega-se a Interestadual 87 em direção à Albany e o percurso até o parque dura 3h30min.
Quais são as melhores atrações do Six Flags Great Escape?
Adirondack Outlaw, Comet e Sasquatch.
Quais são os melhores meses para visitar o Six Flags Great Escape?
Abril a Junho e Setembro a Outubro.
Qual é a melhor ordem para fazer as atrações e brinquedos do Six Flags Great Escape?
Adirondack Outlaw / Steamin’ Demon / Canyon Blaster / Condor / Flashback / Greezed Lightnin’ / Pandemonium / Blizzard / Screamin’ Eagle / Raging River / Alpine Bobsleds / Extreme Supernova / The Comet
Qual é a melhor dica para o Six Flags Great Escape?
Reserve pelo menos uma noite e fique no Six Flags Great Escape Lodge & Indoor Waterpark. Assim, você vivenciará uma escapada nas montanhas de forma completa e não precisará dirigir muito em único dia!
Que tipos de comida estão disponíveis no Six Flags Great Escape?
Fast-food estadunidense, como pizza, hambúrguer, cachorro-quente e frango frito. O melhor lugar para comer é o Alpine Fest Haus, um restaurante climatizado com opções de frango frito, hambúrgueres e saladas. Perto dele, fica o
Skillet Market, um lugar que oferece deliciosos pães com carne ou frango.
Quanto custa o Six Flags Great Escape?
O passaporte custa aproximadamente USD 50 (R$ 250).
Qual é a duração das filas no Six Flags Great Escape?
Tranquilas (30min) a moderadas (30-60min).
Qual é o site do Six Flags Great Escape?