Já imaginou um parque temático sendo construído ao redor de uma caverna? Normalmente, cavernas são atrativos remotos, no meio de florestas ou desertos… E se eu te dizer que ao redor de uma caverna foi construído um parque com temática de cidade mineira dos anos 1880 e ao redor desse parque foi construída uma cidade turística? Branson fica localizada no estado do Missouri, distante uma hora de Springfielnd, maior cidade da região. O parque em questão é o Silver Dollar City, premiado diversas vezes pela crítica especializada como o melhor parque temático dos Estados Unidos.
Ir no Silver Dollar City sempre foi um sonho, seja pelas montanhas-russas ou pelos constantes elogios ao parque. Quando chegamos no enorme estacionamento, vimos que o parque fica escondido dentro de uma floresta e tivemos que pegar um ônibus interno para chegar até a linda entrada. Ao passar pelos portões, rapidamente fomos introduzidos em uma cidade do século XIX, que tinha até jornal. No jornal, fica o mapa do parque e outras informações interessantes, como horários de shows e dicas.
A caverna Marvel Cave, que originou o parque, ainda é aberta a visitação e fica logo na entrada do parque. É uma das atrações mais concorridas e o número de visitantes é bem limitado, sendo necessário marcar o horário da visita logo no início do dia. Para quem ama cavernas, entre Branson e Springfield existe um complexo de cavernas chamado Fantastic Caverns que é maravilhoso.
Começamos o dia indo pelo caminho da direita, caindo na área de Valley Road, onde ficam duas montanhas-russas. A primeira que entramos foi a Thunderation, uma montanha-russa familiar no estilo “trem-desgovernado-de-mina” como a Big Thunder Mountain Railroad dos parques Disney. Seu percurso é muito longo e ela tem boas curvas que provocam ótimas risadas!
Mal sabia eu que a segunda montanha-russa seria uma das melhores que eu iria na vida! A Time Traveler é uma atração excepcional: os trens giram de forma aleatória enquanto fazem um percurso com um lançamento de 75 km/h e 3 inversões, totalizando uma experiência completamente diferente cada vez que você vai! Eu tive muitas dificuldades em não ficar saindo e entrando da Time Traveler toda hora, mas precisava conhecer o restante do Silver Dollar City.
Cada centímetro do parque me passava a sensação que eu tinha que explorar aquela cidade de 1880 com os olhos muito atentos aos detalhes. Tenho certeza que essa é a melhor tematização de Velho Oeste que eu já vi, me fazendo sentir como se eu realmente estivesse vivendo esse período histórico. Ao fim de Valley Road, fica a área da Grand Exposition.
Grand Exposition é onde ficam os brinquedos familiares e infantis do parque. A Grand Exposition Coaster é um tipo de montanha-russa que normalmente adultos não são permitidos, mas eu fui gentilmente aceito a entrar junto com as crianças! 😂 Brinquedos incluem versões lindas do chapéu mexicano, disco, barco piratas e outras atrações giratórias, como os elefantinhos que sobem e descem.
Atravessando a ferrovia e chegando no The Fire District, vimos atrações que são tematizadas em homenagem aos bombeiros. A área oferece uma pequena torre de propulsão e queda livre, a Firefall, e outras atrações apelativas a crianças pequenas e grandes, como o passeio de balões Fireman’s Flyers, a carroça Fire Wagon e o playground Fire House Playplace.
Rivertown, a próxima área que entramos, é lar de outra atração com qualidade excepcional: Mystic River Falls. Do lado de fora, já é possível ver o grande destaque: uma queda de 14 metros enquanto se está dentro de um bote! É algo inédito para mim, nunca tinha vivido algo assim e valeu super a pena: no fim da queda, uma gigantesca onda sobe e todos ficamos encharcados! Não bastava isso, existem armas de água estrategicamente posicionadas para que os visitantes do lado de fora tentem acertar o barco!
Enquanto nosso amigo testava a habilidade deles nas arminhas, comprei uma das especialidades do Silver Dollar City, que também existe no Dollywood: pães de canela (muito similares à nossa rabanada!). Almoçamos no Crossroads Pizza, em um sol delicioso em meio a floresta. Enquanto comíamos vimos a galera tentar acertar uns aos outros no Tom & Huck's RiverBlast, uma batalha de arminhas de água!
Tivemos a ideia de fazer a digestão na fila da próxima montanha-russa, porém, para a nossa surpresa a fila da Outlaw Run, montanha-russa de madeira extrema do Silver Dollar City, estava vazia! A Outlaw Run é uma atração que fica 3 vezes de cabeça para baixo, além de alcançar 110 km/h em um percurso que não deixa você respirar! Totalmente incrível a quantidade absurda de airtimes (a sensação que te faz levitar do banco) da Outlaw Run!
A Outlaw Run fica na pequena área de Wilson’s Farm, que além da montanha-russa tem o Giant Barn Swing como atração. O Giant Barn Swing são dois balanços gigantes que te fazem ficar cara-a-cara com o chão! Eu simplesmente amo as sensações que essa atração provoca - são como meus sonhos de criança enquanto balançava no balanço da praça tivessem se tornado realidade!
Passando por debaixo da linha do trem fica a área de Hugo’s Hill Street, a maior área do parque. Tínhamos ansiedade de estar nessa área porque 2023 era o último ano de operação da Fire in the Hole, montanha-russa caseira histórica que foi substituída por uma nova versão de mesmo nome e que a partir de 2024 se encontrará no Fire District. A versão original, que andamos, era um passeio totalmente no escuro por uma cidade que foi tomada pelo fogo! A atração tinha quedas pequenas porém divertidas, incluindo uma na água!
Depois que participamos da história, vimos uma apresentação do Zirkus, um circo high-tech que estava em apresentação no teatro Opera House e seguimos para o American Plunge, o splash tradicional do Silver Dollar City. Comparando com as outras atrações aquáticas do parque, essa molha menos, mas ainda assim, me deixou bastante molhado! Deu tempo ainda de aproveitar o sensacional show do Saloon, com muitas piadas legais e covers de ótimas músicas country.
No fundo da área de Hugo’s Hill Street, fica a Powder Keg, um tipo de atração rara no mundo - uma montanha-russa com lançamento em ar comprimido, que é o tipo de lançamento mais intenso que existe! Fomos lançados de 0 a 85 km/h em apenas 2,8 segundos em um percurso na floresta de intensas quedas e curvas íngremes que alcançam 3,9 vezes a força da gravidade! Montanha-russa sensacional!
A última montanha-russa do dia foi a Wildfire, uma montanha-russa em que ficamos cinco vezes de cabeça para baixo a mais de 100 km/h! Sua experiência é super confortável, bastante similar a Medusa do Six Flags Discovery Kingdom e da Kraken do SeaWorld Orlando. Foi a atração favorita de um dos meus amigos.
Terminamos o dia no Frisco Silver Dollar Line Steam Train, a ferrovia do Silver Dollar City, que percorre boa parte do parque. Depois, aproveitamos a The Flooded Mine, um brinquedo estilo “barco-fantasma” em que prisioneiros tentam fugir de uma mina que está sendo inundada! Com o pouco tempo que nos restava, aproveitamos mais algumas vezes a Wildfire e a Time Traveler.
A experiência no Silver Dollar City realmente é incrível, totalmente excepcional. O parque tem excelência em todos os quesitos, especialmente na variedade de atrações para todas as idades e gostos, além da conservação impecável e temática totalmente imersiva. Digo, sem medo de errar, que o parque é um dos cinco melhores de todos os Estados Unidos.
O dia foi divertido do início ao fim, com muitas novas emoções e memórias sendo feitas. São tantas atrações excelentes que fica muito difícil escolher uma favorita, mas minha escolha na Time Traveler é firme. Essa montanha-russa é uma experiência única em todos os Estados Unidos e só por ela já valeria a pena viajar para o Silver Dollar City, imagine ainda tendo um parque maravilhoso por inteiro.
—
Perguntas frequentes:
Onde fica o Silver Dollar City?
O Silver Dollar City fica na 399 Silver Dollar City Pkwy na cidade de Branson, distante 50 minutos do centro de Springfield, no estado do Missouri, nos Estados Unidos.
Como chegar ao Silver Dollar City?
O aeroporto mais próximo é o de Springfield (SGF). Existem muitos hotéis ao redor do Silver Dollar City e em Branson, mas, do centro da cidade, não existem opções viáveis de transporte público. A melhor alternativa ao carro é pegar um Uber/Lyft, que tem ampla abrangência pela região do parque.
Quais são as melhores atrações do Silver Dollar City?
Time Traveler, Wildfire e Outlaw Run.
Quais são os melhores meses para visitar o Silver Dollar City?
Maio, Junho, Setembro e Outubro.
Qual é a melhor ordem para fazer as atrações e brinquedos do Silver Dollar City?
Powder Keg / American Plunge / Wildfire / Outlaw Run / Giant Barn Swing / Mystic River Falls / Riverblast / Fire in the Hole / Thunderation / Time Traveler
Qual é a melhor dica para o Silver Dollar City?
Atrações como a Time Traveler e Powder Keg podem ter filas verdadeiramente demoradas. Se chegar com o parque abrindo, escolha uma das duas para ir correndo direto, e depois comece a executar a ordem que recomendei na pergunta anterior. Assim, você economiza uma longa fila no parque e otimiza seu dia!
Que tipos de comida estão disponíveis no Silver Dollar City?
Comida típica de parque de diversões norte-americano, como fast-food de hambúrgueres, frango frito, pizza e sorvetes. Há também opções mais saudáveis e vegetarianas, como saladas e wraps.
Quanto custa o Silver Dollar City?
O passaporte de 1 dia é de USD 99 (aproximadamente R$ 550).
Qual é a duração das filas no Silver Dollar City?
Tranquilas (até 30min).
Qual é o site do Silver Dollar City?
Comments