Parc Astérix
- Raphael Figueiredo
- 7 de jul. de 2024
- 7 min de leitura
Atualizado: 26 de mar.
Se você, assim como eu, lembra dos desenhos (e do filme) do Astérix e do Obélix de muitos anos atrás, terá um impacto absurdo ao entrar pelos portões do Parc Astérix, um dos melhores parques temáticos da Europa e lar das réplicas mais perfeitas dos cenários que víamos na televisão. Não só isso, o portfolio de atrações é sensacional, contando com que brinquedos que os mais ávidos por adrenalina ou os que são menos intensos vão amar, e muito.


É necessário chegar cedo no Parc Astérix, pelo menos 30 minutos antes de sua abertura por um único motivo: a montanha-russa Toutatis, uma das melhores de todo o continente europeu (na minha opinião, a melhor e mais radical da Europa). Poucos minutos antes da abertura oficial do parque, os visitantes são aglomerados na rua principal e quando a corda desce, há uma correria até a entrada da Toutatis, e você deveria também participar da corrida.

Digo isso porque essa é a melhor maneira de aproveitar a Toutatis com o mínimo de fila possível. A Toutatis é uma montanha-russa de múltiplos lançamentos, com 51 metros de altura, queda de 90º de frente e de costas, ficando 3 vezes de cabeça para baixo, alcançando 107 km/h e pasmem: 23 pontos em que você será levitado do banco de forma extrema - o famoso airtime! É uma experiência tão SENSACIONAL que eu comprei um fura-fila exclusivo da Toutatis no app do Parc Astérix para experimentá-la de novo sem fila!


Como estava com o sangue quente ainda da Toutatis, aproveitei que o parque ainda estava enchendo para ir direto ao fundo do parque e ir quase sem fila na Goudurix, uma montanha-russa que te deixará 7 vezes de cabeça para baixo a mais de 90 km/h! A Goudurix é uma atração muito intensa, podendo se tornar desconfortável para pessoas muito sensíveis a pressão de uma alta força G. Essa atração me deu dois sacodes, mas não machucou tanto quanto achei que machucaria.



Aproveitando que estava próximo, fui até o L'Oxygénarium, uma corredeira com uma boia inflável que parece um brinquedo de parque aquático, mas não é! Nessa atração, existe um segredo (que infelizmente eu não fui capaz de descobrir como faz), que faz com que a boia desça o tobogã girando de maneira completamente desgovernada, deixando o passeio muito mais divertido! Era muito engraçado ver a reação das pessoas no mergulho final na água! Essa atração tem uma grande fila o dia inteiro, assim como a Toutatis.


Se você já foi na Montu do Busch Gardens Tampa, com certeza irá achar a OzIris um tanto familiar... Além do tema egípcio, essa montanha-russa pega muita inspiração do percurso da Montu, sendo perfeita para todos que amam adrenalina e gostam de montanhas-russas invertidas! São 5 vezes de cabeça para baixo, em uma velocidade máxima de 90 km/h! Eu AMEI a OzIris, não mais que a Montu, mas ainda assim é uma excelente montanha-russa. Dá para repetir quantas vezes quiser (se a fila permitir), sem enjoar!

Baixei um pouco o nível de adrenalina para ir nas próximas montanhas-russas: comecei pela SOS Tournevis, uma montanha-russa infantil que a velocidade máxima é de apenas 32 km/h, sendo perfeita para as crianças que querem ter o primeiro gostinho de como é uma atração dessas. A próxima foi a Trace du Hourra, uma montanha-russa de modelo raro no mundo: o modelo Bobsled, que representa os trenós que descem as montanhas alpinas da Europa. Nesse modelo, o trilho é um tubo e o trem é similiar a um trenó - e vou te falar que dá muito frio na barriga quando as curvas chegam! A velocidade máxima é de 60 km/h e o trem chega bem perto da borda nas curvas! Emoção completa!

Depois da Trace du Hourra, fui almoçar no restaurante self-service Le Relais Gaulois, que tem uma comida perfeita, caseira, e que foi um dos melhores almoços que eu tive em um parque europeu. Meu prato com bebida deu um total de 16,10 euros, um preço razoável pela qualidade da comida. Existem outros pontos de alimentação no parque, com comida fast-food estadunidense e/ou francesa. Dentro desse restaurante, consegui tirar uma foto com os donos do pedaço!

Para ter uma boa digestão, atravessei o parque e fui até uma das melhores montanhas-russas familiar que eu já pude experimentar na vida: a Pégase Express, que assim como a Toutatis, tem vários lançamentos, além de você ir de frente e de costas em momentos distintos, numa velocidade de até 52 km/h! Tem até ainda uma surpresa durante o percurso! No meio da tarde, sua fila atinge o menor pico de visitantes, se tornando uma hora perfeita para aproveitá-la!


Ao lado da Pégase Express, fica a Le Vol d'Icare, outra montanha-russa familiar que te surpreende! Suas quedas, a partir de uma altura de 11 metros, são mega inclinadas, fazendo com que você vá com tudo para frente na hora, causando espanto, já que olhando de fora, essa atração parece completamente inofensiva. Mais uma montanha-russa que gostaria de ter repetido senão fosse o tamanho da fila... e a quantidade de atração que o parque tem!

A última montanha-russa do dia foi a Tonnerre 2 Zeus, uma montanha-russa de madeira gigantesca com mais de um quilômetro de comprimento! Sua fila foi a maior que fiquei no parque: 2 horas! Meu maior medo era que quando chegasse o momento de ir nela, eu fosse presenteado com um passeio muito bruto ou que me machucasse. Mas o que eu experimentei foi algo além deste mundo! Uma das melhores montanhas-russas de madeira que eu já fui! A Tonnere 2 Zeus é completamente descontrolada e te leva para uma viagem alucinante a 83 km/h passando por dois túneis!

Como nesse dia o parque fechava mais cedo, muitas atrações que eu gostaria de ir não deu tempo, como a La Tour de Numeróbis (uma torre giratória gigantesca), o Discobélix (um disko giratório similar ao SpinBlast do Beto Carrero World), o Menhir Express (splash) e o Romus et Rapidus (corredeiras). Porém, nos últimos minutos consegui ir com sucesso no Le Cheval de Troie, um brinquedo do tipo "tapete mágico" e no Chez Gyrofolix, um carrossel que você sobe e desce mais alto que os tradicionais cavalinhos.



O Parc Astérix ainda tem muitas outras atrações legais como o La Revanche des Pirates, um splash gigantesco; o La Glissade d’Obélix, um escorregador; o Les Chaudrons Infernaux, uma xícara-maluca mal-assombrada; L'Hydre de Lerne, um brinquedo giratório em alta velocidade; o Epidemaïs Croisières, um passeio de barco; L'Aventure Astérix, um museu interativo dos personagens e o Attention Menhir!, um cinema 4D.


Para quem gosta de espetáculos, o Parc Astérix possui 8 shows regulares, além dos encontros regulares com os personagens. Tem de tudo: show de pulo e nado sincronizado, oferendas para Cléopatra, batalhas galesas, show de comédia, piratas, batalhas romanas, peça lúdica, manobras radicais... Não esqueça de ficar no olho do app do Parc Astérix para os horários do dia!


Em 2025, o parque inaugurará a nova montanha-russa familiar Cétautomatix, que contará com trens que giram em torno de si, causando uma aventura superdivertida giratória para todo mundo que quiser experimentar! Pela minha experiência em esse tipo de montanha-russa, não tenho dúvidas que será um sucesso e... também terá uma fila longa! Deixe para ir nela no fim do dia!




Digo sem medo de errar que o Parc Astérix é o melhor parque temático de Paris e uma excelente opção do que fazer na capital da França. São muitas atrações para todos os gostos e tenho certeza que você sairá satisfeito com a qualidade de cada uma delas. Eu me diverti demais, mesmo com as tradicionais filas do verão europeu, e eu não vejo a hora de voltar!
---
Perguntas frequentes:
Onde fica o Parc Astérix?
O Parc Astérix fica nas saídas 7 e 8 da rodovia A1 na região metropolitana de Paris, na França.
Como chegar ao Parc Astérix?
Os aeroportos mais próximos são os de Paris (CDG/ORY). Para chegar saindo do centro de Paris, pegue o metrô até uma estação que faça conexão com a linha B do sistema de trens RER, como por exemplo a Gare du Nord. Viaje até a estação "Aéroport Charles De Gaulle 1". Ao sair da plataforma e subir as escadas, você verá sinais que irão te direcionar para o terminal de ônibus do Parc Astérix. O ônibus custa 11 euros ida e volta e pode ser reservado antecipadamente aqui (clique na seção Shuttle/RER). Como alternativa, é possível pegar um Uber/Lyft, que tem ampla abrangência pela região (mas são caros).
Quais são as melhores atrações do Parc Astérix?
Toutatis, OzIris e Tonnere 2 Zeus.
Quais são os melhores meses para visitar o Parc Astérix?
Maio, Junho, Setembro e Outubro.
Qual é a melhor ordem para fazer as atrações e brinquedos do Parc Astérix?
Toutatis / Goudurix / L'Oxygénarium / OzIris / La Tour de Numérobis / La Trace du Hourra / Pégase Express / Romus et Rapidus / Discobélix / Tonnerre 2 Zeus / Cétautomatix
Qual é a melhor dica para o Parc Astérix?
Para ter uma experiência completa e inesquecível, tente ir pelo menos dois dias. Se você não quiser fazer dois dias de parque, invista num fura-fila! O parque enche bastante, visto que consegue abranger todos os públicos, logo possui muitas filas longas. Não esqueça também de ir direto para a Toutatis no momento em que o parque abrir!
Que tipos de comida estão disponíveis no Parc Astérix?
Comida típica de parque de diversões, como fast-food de hambúrgueres, frango frito, pizza, e sorvetes. Meu lugar favorito para comer é o Relais Gaulois, localizado perto da montanha-russa Trace du Hourra e que oferece encontro com os personagens Astérix e Obélix, além de comida europeia self-service. Entretanto, o parque tem outros restaurantes, como o Restaurant du Lac, localizado em frente ao lago perto da entrada da Goudurix, com culinária europeia e o Le Restaurant du Cirque, perto do L'Oxygénarium, também com culinária europeia em esquema de self-service. O Le Patio oferece culinária italiana à la carte e fica localizado em frente à entrada do Romus et Rapids. Para quem gosta de altura, pode tomar um drink no L'Aérolaf, um bar que sobe à 35 metros de altura!
Quanto custa o Parc Astérix?
O passaporte para 1 dia custa a partir de 65 euros (aproximadamente R$ 420).
Qual é a duração das filas no Parc Astérix?
Moderadas (de 30min a 60min) a intensas (60min ou mais).
Qual é o site do Parc Astérix?
Comments