Iowa pode não ser um estado turístico dos Estados Unidos, mas, assim como Minnesota, guarda dois ótimos parques de diversões. Um deles, o Lost Island, é um dos parques temáticos mais novos do país e uma visita obrigatória para qualquer fã de montanha-russa. O outro é o Adventureland, distante 2 horas do Lost Island e com uma personalidade completamente diferente. Em operação desde 1974, o Adventureland parece ter saído do jogo Rollercoaster Tycoon tamanha fofura de sua rua principal.
A entrada do parque foi feita nos moldes da Disneyland, com os mesmos túneis passando por debaixo de uma ferrovia que rodeia o parque. A praça inicial do parque lembra uma cidadezinha do interior, com prédios coloridos que abrigam lojas de souvenir e pontos de alimentação. Ficamos alguns bons minutos apenas tirando inúmeras fotos para aproveitar o baixo público do dia na hora da entrada. No meio da praça, fica o carrossel.
No fim da rua não tem um castelo, mas sim um lindíssimo chapéu mexicano todo colorido de nome Rockin’ Rainbow. Na rua principal, estão localizados a maior parte dos restaurantes do parque, além de sorveterias e lojas de souvenires. Os prédios são tão pequenos que parece que entramos num parque em miniatura ou numa cidadezinha de interior.
A estrela do parque é a montanha-russa Monster, uma besta verde de cinco inversões e percurso compacto que faz com que seu coração saia totalmente pela boca. Além da subida vertical e da queda de 101º, o trem passa pelas inversões em baixíssima velocidade, o que causa uma sensação de airtime (aquela que você sai do banco) altíssima. Uma das minhas montanhas-russas favoritas da viagem e que se tornou uma das favoritas da vida!
A próxima montanha-russa foi a Tornado, uma montanha-russa de madeira de 1978 que achei que seria uma experiência terrível, mas fui graciosamente surpreendido com um percurso super divertido e com ótimos pontos de emoção! Sem fila, não hesitamos repetir ela mais uma vez! O percurso da Tornado passa por todo o parque, chegando a um comprimento de quase 1 km.
Ao lado dela ficam os jogos de sorte e o Storm Chaser, um brinquedo em que você voa como um chapéu mexicano a uma altura de 80 metros. Infelizmente, o Storm Chaser estava fechado junto com outras duas montanhas-russas, o que deixou nosso dia no Adventureland um pouco decepcionante.
Caçando as montanhas-russas que estavam em operação, a próxima foi a Dragon Slayer, uma montanha-russa alada em que os assentos giram livremente dando cambalhotas. O legal dessa montanha-russa é que a experiência nunca é igual a outra! Uma dica para não ferrar o pescoço nela enquanto elas faz as cambalhotas é sempre mantê-lo encostado no assento.
Caminhando em direção ao fundo do parque, percebemos que o Adventureland é um parque claramente voltado à famílias, com um equilíbrio muito perfeito em quantidade de atrações radicais, familiares e infantis. A proposta do line-up de atrações do parque segue a mesma do Lost Island. Há um bom número de atrações infantis espalhadas por todo o parque.
A última área, no fundo do parque, é o lar da Outlaw, uma montanha-russa de madeira moderna com várias curvas intensas e ótimas quedas. Suas colinas proporcionam um excelente airtime, apesar de ser um pouco bruta. Em frente à ela, fica o Saw Mill Splash, uma atração aquática de boia super divertida que lembra um tobogã. Infelizmente, também estava fechada. Para quem gosta de brinquedos radicais, a área da Outlaw também tinha o pêndulo Sidewinder, mas preferi passar porque já fui em muitos desse tipo e eles acabam me causando enjoo.
As outras montanhas-russas fechadas eram a Phoenix, uma montanha-russa de carros giratórios, e a Underground, uma montanha-russa de madeira que teve seu percurso todo coberto por túneis. Estava bem animado em ir na Underground pelo fato dela ser muito única, porém, fica para uma próxima vez.
O restante dos brinquedos eram atrações típicas de parque de diversões, como fliperama, bate-bate, xícaras malucas, roda-gigante, barco viking, crazy dance, tilt-a-whril e brinquedos infantis. Como não tinha mais muito mais o que fazer, decidimos ir na Space Shot, uma torre de propulsão/lançamento que nos deu uma belíssima vista do parque e fazer o passeio da ferrovia do Adventureland.
O parque estava terminando de construir suas duas atrações para o ano de 2023, que infelizmente não ficaram prontas a tempo da nossa visita: a montanha-russa familiar Flying Viking e o splash Draken Falls. Pelo que vimos na obra, o conjunto está belíssimo e será uma excelente adição para o parque.
Todo o ambiente do parque é muito agradável, sendo bastante arborizado e colorido. O Adventureland tem muito espaço para crescer e trazer novas atrações, ainda mais que agora o parque tem uma competição, algo que nunca teve em seus anos de história. Juntos, acredito que tanto o Adventureland e o Lost Island conseguirão crescer e trazer relevância turística ao estado de Iowa. Qual será que trará a primeira grande montanha-russa do estado?
—
Perguntas frequentes:
Onde fica o Adventureland?
O Adventureland fica na 3200 Adventureland Drive na cidade de Des Moines, no estado de Iowa, nos Estados Unidos.
Como chegar ao Adventureland?
O aeroporto mais próximo é o de Des Moines (MSP). Aconselho pegar um ônibus da linha 17 que sai do centro da cidade no terminal DART Central Station e vai até o Walmart Supercenter. Do Walmart, é só caminhar pela calçada e você estará no Adventureland.
Quais são as melhores atrações do Adventureland?
Monster, Tornado e Outlaw.
Quais são os melhores meses para visitar o Adventureland?
Maio, Junho, Setembro e Outubro.
Qual é a melhor ordem para fazer as atrações e brinquedos do Adventureland?
Monster / Tornado / Dragon Slayer / Outlaw / Saw Mill Splash / Sidewinder / Phoenix / Flying Viking / Draken Falls / Storm Chaser / Space Shot / Rockin’ Rainbow / Ferrovia
Qual é a melhor dica para o Adventureland?
O parque tem um hotel bom, bonito e barato em anexo. Você pode chegar no Adventureland andando poucos metros do saguão do hotel até o parque. Como o Adventureland não é um parque com filas longas, você também pode dividir o dia no parque com algum outro programa, como um outlet ou o Walmart.
Que tipos de comida estão disponíveis no Adventureland?
Comida típica de parque de diversões norte-americano, como fast-food de hambúrgueres, frango frito, pizza e sorvetes. Há também opções mais saudáveis e vegetarianas, como saladas e wraps.
Quanto custa o Adventureland?
O passaporte de 1 dia é de USD 45 (aproximadamente R$ 270).
Qual é a duração das filas no Adventureland?
Tranquilas (até 30min).
Qual é o site do Adventureland?
Comments