Quando pensamos em parque temático + Estados Unidos, imediatamente vem na cabeça da maioria da população a cidade de Orlando, às vezes a Disneyland em Los Angeles. Entretanto, um parque conseguiu quebrar a hegemonia Flórida/Califórnia na mente de alguns brasileiros. Como ele fez isso? Em 2005, foi construída a mais alta e mais rápida montanha-russa do mundo - Kingda Ka. Muitos anos depois, a Kingda Ka continua sendo objeto de desejo máximo para aqueles que querem viver o ápice da adrenalina e pegam um voo até Nova York para ir no Six Flags Great Adventure.
O Six Flags Great Adventure é um dos maiores parques temáticos do mundo, e é dividido entre três grandes parques: o próprio Six Flags Great Adventure (parque temático), o Hurricane Harbor (parque aquático) e o Wild Safari (parque-safári). A ideia de seu idealizador, Warner LeRoy, era construir algo tão grande quanto o Walt Disney World para a população dos estados de Nova York e Nova Jersey. Entretanto, a pressão da Six Flags foi grande em cima de LeRoy para a compra, que ocorreu em 1977. A Six Flags descartou o conceito similar ao Walt Disney World para focar em montanhas-russas e atrações radicais.
O parque fica no meio da floresta de pinheiros do interior de Nova Jersey, e seu coração já começa a disparar quando você está no estacionamento e vê as montanhas-russas Superman: Ultimate Flight e Green Lantern, além da Kingda Ka! Eu saí correndo para as catracas - não via a hora de poder logo experimentar todas as atrações! Mas, assim que passei por elas, tomei um estalo e parei para poder absorver o ambiente ao meu redor. Estar no Six Flags Great Adventure é especial e você precisa ver tudo que esse parque maravilhoso tem a oferecer!
A Main Street é uma área muito lindinha, com a arquitetura clássica vitoriana comum aos parques dos Estados Unidos. Nela, estão milhares de lojinhas com souvenirs de todas as atrações do parque, além de produtos da Liga da Justiça e dos Looney Tunes. Por falar neles, Patolino e Frajola estavam recebendo os visitantes nos dias que fui, e não resisti em tirar uma foto com eles!
Estava concentrado em achar o caminho para chegar na Kingda Ka, mas meu amigo havia me dito de uma atração que é uma verdadeira "joia escondida” - Houdini’s Great Escape. Harry Houdini foi um dos maiores ilusionistas de todos os tempos, e sua atração consiste em você entrar em sua casa abandonada em que ele deixou escondido um último truque. Você chegará numa sala que começará a rodar e você ficará várias vezes de cabeça para baixo - será mesmo?
Ainda extasiado pela experiência sensacional vivida na Houdini’s Great Escape, finalmente era hora dela - Kingda Ka! Os dados dela são impressionantes: lançamento de 0 a 206 km/h em apenas 3,5 segundos (a segunda mais rápida do mundo!), 139 metros de altura (a mais alta do mundo!) e espiral vertical de 90º em apenas 28 segundos de duração.
Para ir na Kingda Ka, você precisa deixar todos os seus pertences (incluindo celular) nos armários. A fila da montanha-russa é em meio a bambus, que conversa com o tema de sua região, Golden Kingdom - um paraíso perdido de tigres míticos. Ao sentar no trem, alguns segundos precisam ser esperados até o trem ser lançado e você sentir as seguintes sensações:
1) Lançamento: toda pele do seu rosto é empurrada para trás, como se alguém estivesse o aspirando por trás. Você não tem muito controle dos movimentos do seu corpo, tamanha intensidade em ser lançado a 206 km/h em 3,5 segundos.
2) Subida: é como se fosse estivesse sendo lançado aos céus - como em um foguete. É um momento muito rápido, mas o céu parece muito perto.
3) Topo: preste bastante atenção na vista ao chegar no topo da Kingda Ka - você terá pouco mais de 1 segundo para ver a imensidão das florestas de pinheiros antes de cair.
4) Queda: em espiral, a queda é como se você estivesse caindo com um avião desgovernado em direção ao chão, mas no último momento você toma controle de volta e sobe a colina, para depois frear.
Não consegui ir somente uma vez. Fui uma, duas, três vezes, em vários lugares diferentes do trem. Não tem jeito: o melhor é o primeiro mesmo - ver a imensidão de trilhos à sua frente em alta velocidade é algo que você NUNCA vai esquecer. Como tinha ainda muito Six Flags pela frente, me dirigi a Zumanjaro - uma torre de queda livre instalada na estrutura da Kingda Ka, tornando ela a maior do mundo em operação atualmente (junho de 2022). A sensação da Zumanjaro é EXCELENTE: você sente como se todos os seus órgãos fossem flutuar para fora do seu corpo, dando um estrondoso frio na barriga - foi a melhor torre de queda livre que já fui na vida!
Há uma passagem "animal" do Golden Kingdom para a Plaza del Carnaval, a Wild Walkaway. Nela, você poderá ver animais selvagens, como jacarés, cobras, lagartos e felinos, que possuem um esquema de rotação da área de conservação do safári para a Wild Walkaway. Dei a sorte de pegar um dos guepardos do safári do Six Flags em exibição nos habitats da passagem enquanto curtia um banho de sol. Lindo demais!
Na Plaza del Carnaval, fica uma das montanhas-russas mais monstruosas que eu já tive o prazer de andar - El Toro! Essa besta de madeira (que não treme, com o trem parecendo que escorrega no sabão!) tem uma queda de 53 metros com um incrível ângulo de 76 graus! Você é catapultado do seu assento a partir do momento da primeira queda, e toda a adrenalina continua nas três colinas gigantes que antecedem curvas extremamente fortes e intensas em uma velocidade máxima de 112 km/h. Você não flutua no seu assento tanto quanto a Phoenix do Knoebels, mas você pode ter certeza que sentirá uma das maiores sensações de desespero, alegria e felicidade da sua vida! Não preciso dizer que a El Toro entrou para o meu TOP 10, né?
Saindo do Golden Kingdom, a área seguinte é a Boardwalk, onde o Six Flags Great Adventure concentra brinquedos clássicos de parque de diversões antigos. Apesar de querer muito experimentar todos, segui focado nas montanhas-russas e fui experimentar a Green Lantern, uma montanha-russa de pé. Embora ela tenha uma má fama de desconfortável, não achei suas 5 inversões a 101 km/h algo ruim. Chacoalha, mas dá para se divertir!
A Superman: Ultimate Flight é uma montanha-russa voadora, um dos meus modelos favoritos! Seu trem é único - você faz o percurso todo na mesma posição que o Superman voa! Apesar de ser menor do que atrações similares famosas como a Manta do SeaWorld Orlando ou a Tatsu do Six Flags Magic Mountain, a Superman é bastante intensa e deixa você sentir super bem a sensação de voar! Seu melhor ponto é o Pretzel Loop - uma inversão especial em formato de pretzel que você literalmente desafia a gravidade!
Se você jogou Rollercoaster Tycoon 2, com certeza você vai lembrar do cenário “Grande Aventura Six Flags”. A representação no jogo do Six Flags Great Adventure no jogo me marcou muito quando criança, mas tinha uma atração em específico que chamava a minha atenção de tão bizarra - a Skull Mountain, uma montanha com cachoeiras e uma caveira gigante do lado de fora! Confesso que adorei a Skull, não só por ser uma montanha-russa no escuro divertida, mas também por viver um momento da infância na vida real!
Aproveitando que estava sem fila, fui na Batman: The Ride, uma montanha-russa presente em outros Six Flags. A Batman do Six Flags Great Adventure é bem confortável, e se destaca perante às outras que andei. Com cinco inversões e uma velocidade máxima de 80 km/h, ela é uma ótima pedida para aquecer a adrenalina para encarar a montanha-russa vizinha. Mas, não se engane: suas inversões são carregadas de muita intensidade. Se você gosta de radicalizar, prefira os assentos da parte de trás!
A Nitro, quando inaugurada em 2001, recebeu aclamação mundial pela sua experiência. Até hoje, há quem diga que ela ainda é a melhor montanha-russa do mundo de aço! Apesar de respeitosamente discordar, a Nitro oferece um passeio extremamente radical pela floresta de pinheiros de Nova Jersey, com momentos de airtimes muito fortes especialmente nas últimas colinas. Além disso, sua primeira grande colina é um momento especial: você sente a gravidade negativa querendo te catapultar para fora do assento!
Atrás da Nitro, o Six Flags Great Adventure inaugurou em 2021 a área temática The Pine Barrens, que homenageia a lenda mais conhecida do estado de Nova Jersey: o demonio que vive nas florestas de pinheiros do estado. Nenhuma atração poderia representar melhor a adrenalina que é encontrar essa "entidade novajersiana" do que uma nova montanha-russa! A Jersey Devil Coaster é uma das poucas montanhas-russas de trilho e assento único do mundo, e é apesar de parecer assustadora, ela é uma experiência para toda família! Sua experiência é bastante suave, sem tremedeiras e o seu coração acelerará na medida certa quando passar pelas inversões!
Para os pequenos que ainda não podem encarar a Jersey Devil Coaster, o Six Flags pensou em tudo e construiu a Lil' Devil Coaster, uma montanha-russa infantil muito fofa e com a adrenalina na medida certa para as crianças. O mais legal de tudo é que se você for um adulto com o espírito de ir em todas as montanhas-russas possíveis como eu sou, você pode! Só cuidado com a posição dos joelhos!
Outra montanha-russa que adorava admirar no Rollercoaster Tycoon 2 era a Medusa, uma máquina de inversões gigantesca! Até 2021, ela era dominada pelo arqui-inimigo do Superman, Bizarro. Porém, a partir de 2022, ela voltou a ser Medusa! O fato é que ela continua entregando uma experiência sensacional e é uma das montanhas-russas sem piso mais divertidas que eu já andei! São sete suaves inversões em mais de um 1 km de percurso - incluindo efeitos especiais de fogo!
Escondida nas árvores, a Runaway Mine Train é uma montanha-russa familiar, de percurso bastante tranquilo e que irá agradar a família toda! Seu melhor momento é a curva final em direção ao lago, além da agradável brisa. Em frente à Runaway fica o Saw Mill Log Flume, um canal de troncos imenso, que passa por cima do lago e pela península do parque. Sua queda final deixa todo mundo encharcado!
Peguei o teleférico para ter uma visão encantadora do parque, e seguir para as próximas montanhas-russas (sim, ainda não acabou!). A primeira foi a The Joker, uma montanha-russa de trens alados em que os assentos rodopiam à medida que eles andam pelos trilhos duplos - o mais legal da The Joker é que cada ida é completamente aleatória, você pode não rodopiar quase nada como pode fazer quíntuplas cambalhotas. Vizinha a The Joker só podia ter algo da minha vilã favorita: Arlequina! No Six Flags Great Adventure, ela comanda o Harley Quinn Crazy Train, uma experiência familiar (quase infantil).
Em direção à Movietown, área onde ficam os brinquedos relacionados aos super-heróis da DC Comics, cheguei finalmente à minha última montanha-russa do dia: The Dark Knight Coaster. Inspirada na trilogia de Christopher Nolan para o Batman, essa atração também é repeteco de outros Six Flags, mas não deixa de ser divertida! Você entra na rede de metrô de Gotham City e tem vários momentos surpresas preparados pelos vilões!
Faltavam 2h e 30 minutos para o parque fechar, e por mais que eu quisesse ficar repetindo a Kingda Ka o tempo todo, fui aproveitar um pouco os brinquedos, que estavam sem fila. O primeiro foi o Parachute Training Center, uma torre com gôndolas que imitam paraquedas - esse brinquedo é raríssimo (se você é um antigo frequentador do Beto Carrero World, você irá se lembrar de algo parecido)!
A caminho de uma das atrações mais loucas da minha vida, conferi a roda-gigante Big Wheel e o SkyScreamer, uma torre (não tão alta!) de cadeiras suspensas - a vista lá de cima é de fazer o coração pular da boca e se sentir como o dono de todo o Six Flags! Mais brinquedos ficavam pela região ao redor da roda-gigante, como a barca-pirata Bucanneer, e os giratórios Swashbuckler e Jolly Roger.
Ao chegar em Metropolis, meu coração palpitava para mais uma novidade - Cyborg Cyber Spin! Esse brinquedo cubo-louco-giratório é como se fosse um Ekatomb (visitantes do Hopi Hari irão entender) mais suavizado, com giros em todas as direções e 50x mais radical! Literalmente você não tem nenhuma capacidade em tentar adivinhar em qual direção está. Além disso, sua experiência à noite é completamente psicodélica! Mesmo no fim do dia, o Cyber Spin se tornou uma das minhas atrações favoritas e que não vejo a hora de experimentar de novo!
Antes de dar as últimas voltas na Kingda Ka à noite, outro recordista: o Wonder Woman Lasso of Truth é outra experiência psicodélica durante as horas noturnas! Um dos maiores brinquedos do tipo “Frisbee” do mundo, o Lasso of Truth fará você sentir bons momentos de frio na barriga, te levar em alturas que você não vai acreditar (ele alcança 56 metros!) e fazer com que o Justice League: Battle for Metropolis, atração 3-D de tiro ao alvo com os heróis e vilões da DC, seja algo pequeno lá de cima!
Fiz duas visitas ao Six Flags Great Adventure, uma em 2021 e a outra em 2022. Em ambas as visitas, tive uma experiência incrível, enchendo meu coração de felicidade e meu corpo de adrenalina e diversão! O Great Adventure segue sendo um dos parques temáticos em que mais me diverti na vida, sendo um dos meus top 5 parques de diversões de todos os tempos, e sem dúvidas, o melhor Six Flags que já visitei até então!
Tudo colaborou! O parque é muito bem operado (filas rápidas!), tem inúmeros pontos de alimentação, atrações para todas as idades (não deu para tirar foto, mas temos duas áreas infantis, sendo uma do Pernalonga), conservado, e com uma qualidade absurda nos tipos de atração, sendo todas muito divertidas, algo extremamente raro em um parque de diversões!
Meu desejo é poder ir no Six Flags Great Adventure todo ano! O sentimento ao sair do parque nas últimas horas foi de “é isso que eu quero fazer para o resto da minha vida, MESMO!”. Tenho certeza que nenhuma ida à Nova York é completa sem ir pelo menos um dia ao Six Flags. Inclusive, um segredo: ele merece dois dias. Só para você se divertir mais!
---
Perguntas frequentes:
Onde fica o Six Flags Great Adventure?
O Six Flags Great Adventure fica em Jackson, Nova Jersey, perto de Nova York, Estados Unidos.
Como chegar no Six Flags Great Adventure?
Os aeroportos mais perto do Six Flags Great Adventure são os aeroportos da cidade de Nova York (NYC). A melhor maneira de chegar no Six Flags Great Adventure vindo do centro de Manhattan, é pegar o ônibus SIX FLAGS da NJTransit no Port Authority Bus Terminal. Não é recomendável ir de Uber visto que é muito caro para ir e voltar do Six Flags (mais de 200 dólares). Indo de carro, a duração da viagem do centro de Manhattan é 1 hora e 30 minutos.
Quais são as melhores atrações do Six Flags Great Adventure?
Kingda Ka, Nitro e El Toro.
Quais são os melhores meses para visitar o Six Flags Great Adventure?
Abril a Junho e Setembro a Novembro.
Qual é a melhor ordem para fazer as atrações e brinquedos do Six Flags Great Adventure?
Kingda Ka / Zumanjaro / El Toro / Bizarro / Runaway Mine Train / Green Lantern / Superman / The Joker / Harley Quinn Crazy Train / Skull Mountain / Nitro / Jersey Devil Coaster / Batman / The Dark Knight Coaster / WonderWoman Lasso of Truth / Cyborg Cyber Spin / Houdini’s Great Escape
Qual é a melhor dica para o Six Flags Great Adventure?
Corra para a Kingda Ka! Chegue cedo ao parque e saia em disparada para garantir seu lugar na mais alta montanha-russa do mundo. A Kingda Ka tem muitas paradas técnicas durante o dia, então quanto antes você garantir sua ida nela, melhor!
Que tipos de comida estão disponíveis no Six Flags Great Adventure?
Fast-food americano. Os melhores lugares para comer são as lanchonetes e restaurantes da Boardwalk, localizados pouco antes da entrada do Golden Kingdom e à esquerda da entrada do parque. Minha refeição foi um delicioso hot-dog, mas existem opções como pizza, hambúrguer, saladas, comida chinesa, frango frito e sorvete.
Quanto custa o Six Flags Great Adventure?
O passaporte custa aproximadamente USD 40 (R$ 200).
Qual é a duração das filas no Six Flags Great Adventure?
Tranquilas (-30min) a moderadas (+60min).
Qual é o site do Six Flags Great Adventure?